Grupo composto por tutores que se conheceram no CEAJUD/CNJ e se predispõem a discutir Docência Online. Para postar, basta enviar e-mail para: docenciaonlinecnj.tutores@blogger.com (Espaço Colaborativo) ou enviar e-mail diretamente para: docenciaonlinecnj@gmail.com.

WebNeste site

Portal Educação Livre: curso de tutoria EAD gratuito



Caros amigos do "Docência Online - CNJ",

Foi divulgado hoje na comunidade ABED do Linkedin, a maior rede profissional do mundo, a realização do curso "Aprendendo a ensinar via EAD", oferecido gratuitamente pelo Portal Educação Livre, com a direção da professora Juliana Martins.
Consideramos uma interessante oportunidade neste início de 2013: além do curso ser gratuito, limitado a 100 vagas, é sempre interessante discutir Docência Online.

Abaixo, todas as informações sobre o curso, que se inicia amanhã, dia 07/01/2013:

Aprendendo a ensinar via EAD

Os cursos oferecidos pelo Portal Educação Livre são cursos livres. Não necessitando de autorização de órgãos oficiais para funcionamento. De acordo com o SEBRAE (2006), Esse tipo de atividade é caracterizado por oferecer cursos livres de educação não presenciais por meio de utilização das tecnologias da comunicação (informática e telecomunicações). Sua principal característica é a separação física entre professores e alunos, além do fato do aluno estudar no horário em que lhe convier. É importante ressaltar que os chamados cursos livres não são regulados e fiscalizados pelas Secretarias (Estaduais e Municipais) de Educação, nem pelo MEC. Mas remetemos todas as nossas diretrizes e o nosso funcionamento a SEED.

Para ter acesso ao curso, o aluno deverá se cadastrar no nosso CAMPUS: http://educacaolivre.com.br/campus/

Neste momento o aluno/cliente deverá notificar o atendimento do Portal para que seja liberado o acesso.

 Pentium 3 Mhz com 64Mb de RAM ou equivalente  Conexão Internet de 56 Kbps ou banda larga (preferencial)
 Monitor com pelo menos 256 cores
 Placa de áudio com caixas de som (ligadas)
 Navegador (Internet Explorer ou equivalente) com Javascritp e Cookies ativados
 Windows Media Player (versão mais recente) ou equivalente
 Plug-in do Flash (versão mais recente)
 Conhecimento básico de informático e manuseio dos recursos acima descritos.

Data de início: 48 horas após a confirmação da inscrição.
Vagas: 100 vagas

Certificado: SIM Carga-horária: 100 horas (teoria e prática)

1 – O curso
O curso Aprendendo a ensinar via EAD, aborda a metodologia diferenciada para a prática docente em ambiente colaborativo de ensino e em ambiente virtual de aprendizagem.
2 – Objetivos do Curso
O presente curso, tem por objetivo ensinar aos alunos a desenvolver docência online. Nele o aluno aprenderá ou se reciclará para estar apto a atender uma demanda seja em um curso, uma aula, uma palestra, uma disciplina e um treinamento online.
3 – Metodologia do curso
Neste curso usaremos ferramentas assíncronas e síncronas para o desenvolvimento satisfatório do mesmo.
4 – Cronograma do Curso Segue abaixo nosso cronograma esperado.
Matrícula e Pagamento - Apresentação do curso 02h00min
Ambientação 02h00min
Integração 02h00min
Expectativas 01h00min
Semana 01 Semana 02 Semana 03 Semana 04
15h00min
Apresentação dos tipos de avaliações 02h00min
Avaliação Final01h00min
Conhecimento do ambiente e das ferramentas assíncronas e síncronas Tutoria na teoria 10h00min Moderação na teoria 10h00min Montagem e ministração do mini-curso 55h00min
5 – Apresentação das ferramentas disponíveis no nosso sistema
Apresentaremos as ferramentas disponíveis no nosso sistema. Ferramentas Assíncronas e suas funcionalidades e ferramentas síncronas e suas funcionalidades.
6 – Avaliações Apresentaremos algumas formas avaliativas disponíveis no nosso sistema.
7 – Tutoria Ensinaremos o processo e a função do docente quando sua atuação pender para tutoria.
8 – Moderação Ensinaremos o processo e a função do docente quando sua atuação pender para moderação.
9 – Mini-curso – atividade prática Aqui o nosso aluno irá montar um mini-curso como estágio do curso Aprendendo a Ensinar Via EAD. 9.1 – Montagem do Mini-curso 9.2 – Divulgação do curso 9.3 – Captação de alunos 9.4 – Ferramentas de marketing
10 – Avaliação Final
Avaliação Final, entrega de um artigo científico de até 05 laudas sobre o tema do seu mini-curso, com possibilidade de publicação na nossa revista científica.

Professora Juliana Martins Diretora do Portal Educação Livre."

Fica a dica!

Ótimo 2013 a todos!