Nesta nossa primeira abordagem sobre Livros relacionados à EAD, nada melhor do que trazer uma Bibliografia Básica sobre o tema.
Nas postagens seguintes, podemos comentar sobre algum deles especificamente.
Conto aqui com a colaboração da Ritze, que indicou os seguintes livros:
AMADO, GILLES; Guittet, André. A dinâmica da comunicação nos grupos. Tradução de Ana lúcia T. Ribeiro.2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
AZEVEDO, W. Muito além do jardim de infância: o desafio do preparo de alunos e professores on line. Disponível em www.stprj.br/abed . Acesso em junho/2008.
CARRETERO, Mario.Construtivismo e educação. São Paulo: Artes Médicas,1993.
FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo:Editora Senac São Paulo, 2004.
FILATRO, Andréa. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001. (Coleção leitura.)
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GONÇALVES, Maria Ilse Rodrigues. Comunidade Cooperativa de Aprendizagem em Rede. Disponível em http://www.senac.br/BTS/322/bts32_2-artigo5.pdf. Acesso em junho/2008 .
KRATOCHWILL, Susan. Fundamentos da Educação a Distância. Rio de Janeiro: Fundação Trompowsky, 2009.
MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A Ed., 2001. p.19-30.
OLIVEIRA, Martha Kohl. “Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento – um progresso sócio-histórico” . In_______ In_______Curso de especialização em educação a distância, Pós – Graduação Latu- Sensu. Rio de Janeiro: E-Book 3 Aprendizagem e Tutoria. Senac Nacional, 2008, p.99 a 110.
PALLOF, R. M. e PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. In: As funções do tutor on line. Curso de especialização em EAD – Pós-Graduação Lato Sensu: Rio de Janeiro. Senac-Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, 2008.
RIBEIRO.V.M.B. Competência comunicativa: eixo organizador do curriculo por competência. In: Competência, planejamento e avaliação. Pós-graduação Lato Sensu. Rio de Janeiro: E-Book, Centro de Produção de Rádio e Televisão, Divisão de Operações. SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, 2008.
SILVA, Marco; SANTOS, Edméa (org.). Avaliação de Aprendizagem em Educação On-line. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
________, Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
________, Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], n.° 8, p. 58-71, maio/ago. 1998.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.
LITWIN, Edith. Educação a Distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Port Alegre: ArtMed, 2001.
GONÇALVES, Maria Ilse Rodrigues. Internet em educação. [on-line] [S. l. : s. n., 199-?] [capturado em 1999]. Disponível: http://members.tripod.com/cbuson/cplint.htm.
GUTIERREZ, Francisco; PRIETO, Daniel. A mediação pedagógica: educação a distância alternativa. Campinas: Papirus, 1994. (Educação Internacional do Instituto Paulo Freire.)
SILVA, Marco. Que é interatividade? Boletim Técnico do Senac,
Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 27-35, maio/ago. 1998.
Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto
Alegre: ArtMed, 2000.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância: experiências e
estágio. São Leopoldo: UNISINOS, 2001
SILVA, Marco. Que é interatividade? Boletim Técnico do Senac,
Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 27-35, maio/ago. 1998.
Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto
Alegre: ArtMed, 2000.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância: experiências e
estágio. São Leopoldo: UNISINOS, 2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Esperamos que tenha gostado deste espaço. Novos comentários são bem-vindos. Apareça, participe, contribua.